Submissão de Trabalhos

Procedimento para Submissão de Trabalhos

    Antes de iniciar a submissão de trabalhos, é necessário realizar sua inscrição no evento. Os trabalhos serão avaliados e o resultado será comunicado ao autor imediatamente após a avaliação.

 

Tipos de Trabalhos

    Serão aceitos resumos simples e trabalhos completos resultantes de pesquisa ou relatos de experiências. Revisões de literatura serão aceitas apenas na modalidade trabalho completo. Os trabalhos serão publicados da seguinte forma:

1) Os resumos simples e trabalhos completos serão publicados no livro eletrônico Anais do XVII Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa;
2) Os 15 melhores trabalhos completos serão publicados no suplemento da revista Motricidade (ISSN 1646-107X, eISSN 2181-2972), classificada como B1 no Qualis Capes na área da Educação Física. Estes trabalhos só serão publicados na revista Motricidade e não serão publicados no livro eletrônico descrito no item acima, enquanto os não selecionados serão publicados nos Anais.

 

Considerações sobre as  Inscrições de Trabalhos
1) Somente serão aceitos os trabalhos em que todos os autores tenham pago suas inscrições;
2) Após conferência das inscrições e o recebimento dos trabalhos, serão realizadas as avaliações dos trabalhos por membros da comissão avaliadora de trabalhos;
3) Deverá haver no máximo 7 autores por trabalho, incluindo o orientador;
4) Serão emitidos certificados digitais de apresentação dos trabalhos no evento;
5) Os trabalhos devem ser enviados como arquivo Word;
6) O certificado só será emitido para os trabalhos que tiverem a presença de no mínimo um dos autores no evento para apresentação;
7) A publicação do trabalho será feita mesmo sem a presença dos autores, todavia sendo essencial a inscrição e o pagamento.

 

Observação: Para a inscrição de resumos simples e/ou trabalhos completos, todos os autores deverão se inscrever e realizar o pagamento. O pagamento deve ser efetuado após a comunicação dos trabalhos aprovados. Com isso, cada autor pode submeter 01 (um) trabalho (completo ou resumo simples) como autor principal, podendo ainda ser co-autor de até 3 (três) outros trabalhos (completo e/ou resumo simples).

 

Linhas Temáticas do Evento

Temática 1 – Dimensão Sociocultural e Inclusiva em Educação Física, Saúde, Lazer e Esportes;
Temática 2 – Educação Física Escolar;
Temática 3 – Exercício Relacionado a Doenças Crônicas, Terceira Idade e Necessidades Especiais;
Temática 4 – Fisiologia do Esporte, Biomecânica e Treinamento Esportivo;
Temática 5 – Formação Profissional e Mercado de Trabalho;
Temática 6 – Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Enfermagem e áreas da saúde;
Temática 7 – Políticas Públicas e Gestão em Educação, Saúde, Esporte e Lazer;
Temática 8 – Didática em Educação Física, Saúde e Esportes;
Temática 9 – Recreação e Lazer;

 

Diretrizes para Submissão e Apresentação de Resumos Simples e Trabalhos Completos

(baixe e utilize os Modelos que se encontram na página do evento)

    Como critérios para análise dos trabalhos serão considerados: conteúdos, simplificação, objetividade, atendimento a temática, observação das normas técnicas específicas e respaldo bibliográfico.
 

a) Os trabalhos deverão estar alinhados aos eixos temáticos determinados pela organização do evento.
b) A organização irá avaliar todos os trabalhos recebidos e reserva-se o direito de rejeitar aqueles considerados inadequados.
c) O local de apresentação dos trabalhos será determinado pela organização posteriormente. Os trabalhos deverão ser apresentados no dia 28/09/18 das 13:30 às 17:30.
d) Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail ccdefplp.trabalhosuece.2018@gmail.com com escolha da modalidade a ser submetida, resumo simples ou trabalho completo. Os trabalhos aprovados estarão disponíveis na página do evento juntamente com a data e horário da apresentação, assim como local de apresentação na Universidade Estadual do Ceará.

 

Resumo Simples

    Os resumos simples serão apresentados no formato de pôster e deverão ficar expostos no horário indicado pela organização do evento. Pelo menos um dos autores deverá estar presente para apresentá-lo aos avaliadores da sessão e aos demais interessados no estudo durante todo o período da sessão, mesmo após a avaliação. O resumo deve seguir os seguintes itens:


1. O resumo simples deverá ser redigido da seguinte forma: língua portuguesa, papel A4, espaçamento simples, margens superiores, inferior, direita e esquerda de 2,5 cm.
2. O arquivo do trabalho deve ser enviado no programa “Microsoft Word”, letras tipo Arial tamanho 12.
3. O cabeçalho do resumo deverá conter a seguinte formatação (a quantidade de palavras do cabeçalho não será contabilizada para fins do tamanho do resumo):
- Título em negrito, com letras maiúsculas e centralizado (no máximo duas linhas);
- Deixar espaço de uma linha;
- Na linha seguinte, nome completo do(s) autor(es) e orientador (letra maiúscula no início de cada palavra), alinhados à direita;
- Na linha abaixo o nome da instituição dos participantes, cidade, estado, país (letra maiúscula no início de cada palavra). Na linha do autor principal deve-se acrescentar o e-mail de contato. O orientador deverá estar nominado como último autor. Qualquer trabalho que não esteja na formatação descrita acima, poderá ser rejeitado pela organização do evento.
4. O texto principal do resumo simples deverá ser justificado e conter o mínimo de 300 palavras e no máximo 500 palavras com: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusão. Atenção, as palavras Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusão deverão aparecer no resumo e serão contabilizadas no número de palavras. Não será permitido gráficos, figuras e tabelas nos resumos enviados para análise. Estes elementos somente serão permitidos no formato de apresentação (pôster).
5. Ao final do resumo deverão constar 3 a 6 palavras-chave.
6. Os pôsteres, em caso de aprovação, deverão ser apresentados com as seguintes especificações:
- Formato: 90cm de largura e 120cm de altura;
- Título do trabalho (centralizado, maiúsculo e negrito);
- Nome dos autores e respectiva instituição de origem (justificado, letra maiúscula no início de cada palavra, sem negrito);
- e-mail do autor principal;
- Nome da instituição dos participantes, cidade, estado, país (letra maiúscula no início de cada palavra).
- Conteúdo: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusão, Referências principais (formato APA) e Agradecimentos.

7. Os resumos simples e pôsteres deverão ser construídos com base nos Modelos disponibilizados na página do evento.

Trabalhos Completos

    Os trabalhos completos deverão seguir as normas da revista Motricidade. É fundamental seguir rigorosamente as normas do periódico (http://revistas.rcaap.pt/motricidade/about/submissions#onlineSubmissions), bem como enfatizamos que as propostas deverão ter no máximo 10 páginas no total.

Observação1: Todos os trabalhos completos deverão ser submetidos ao evento em língua portuguesa. Disponibilizamos Modelos para submissão (Modelo 1 - Página de título e Modelo 2 - Manuscrito cego)
Observação 2: Após avaliação de todos os trabalhos completos, apenas os 15 melhores trabalhos deverão ser publicados na revista Motricidade. Os indicados serão comunicados sobre a seleção do trabalho.
Observação 3: Os autores deverão enviar os dois arquivos descritos acima (Modelo 1 e Modelo 2). O responsável da comissão de avaliação do Congresso passará o arquivo Modelo 2 - Manuscrito cego aos avaliadores, mantendo a política de revisão duplo-cego. O responsável colocará o nome que achar mais conveniente no Modelo 2 - Manuscrito cego de forma a melhor fazer a gestão do processo editorial (ex: Efeito do treino aeróbio - manuscrito cego ou artigo 1).

 

1. O trabalho completo deverá ser redigido da seguinte forma:
- Acessar: http://revistas.rcaap.pt/motricidade/about/submissions#onlineSubmissions
2. Em linhas gerais os trabalhos deverão ter:
- letra tamanho 12, fonte arial ou times new roman;
- título do trabalho (letra maiúscula, negrito e centralizado) com até 40 caracteres;
- nome dos autores e respectiva instituição de origem (centralizado) e e-mail de contato;
- 3 a 6 palavras-chaves utilizando os descritores médicos (MeSH) ou descritores das ciências da saúde (DeCS);
- o conteúdo do trabalho original deverá ser dividido em: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências (no formato APA).
3. Os trabalhos completos serão apresentados de forma oral.
4. O tempo para apresentação será de 10-15 minutos, podendo utilizar como recurso audiovisual o data-show.

5. Enfatiza-se que todos os trabalhos completos deverão ser submetidos ao evento em língua portuguesa.

6. Os 15 (quinze) melhores trabalhos selecionados para a revista Motricidade serão comunicados e deverão preencher uma carta de submissão (Modelo 3 - Carta de Submissão).

Trabalhos Selecionados para a revista Motricidade

  1. TRILHA INTERPRETATIVA: UMA FERRAMENTA À SENSIBILIZAÇÃO - Marcial Cotes 
     

  2. EFEITO DA IDADE RELATIVA NAS SELEÇÕES MUNDIAIS DE BASE SUB 17 E SUB 20 - Wanda Maria Costa Braga, César Milagres da Silva, Siomara Aparecida da Silva
     

  3. O VIDEOGAME ATIVO COMO ESTRATÉGIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO AUXÍLIO DO TRATAMENTO DE CÂNCER INFANTOJUVENIL - Talita Grazielle Pires de Carvalho, Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas
     

  4. CARACTERIZAÇÃO DO BULLYING ENTRE ESCOLARES: UMA PESQUISA REALIZADA NO MUNICÍPIO DE ANTA GORDA – RS - Sandra Mara Mayer, Heloisa Elesbão, Letícia Borfe
     

  5. IDENTIFICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA COIBIR O BULLYING - Maxiano Dâmaso Martins, Siomara Aparecida da Silva, Daniel Barbosa Coelho, Lenice Kappes Becker, Emerson Cruz de Oliveira
     

  6. LIVRO DIDÁTICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: AS EXPERIÊNCIAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA E DO PARANÁ - Camila Ursulla Batista Carlos, José Pereira de Melo
     

  7.  ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE ESCALAS DE SILHUETAS PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS - Elisa Pinheiro Ferrari, Silvana Carolina Furstenau dos Santos, Larissa Alves Maciel, Diego Soares Souza, Julianna Mendes de Matos Souza, Fernando Luiz Cardoso
     

  8. EXPERIÊNCIAS AUTOFORMADORAS DE LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO PIBID: APRENDIZAGENS DE SI PARA DOCÊNCIA - Samara Moura Barreto de Abreu, Andreyson Calixto de Brito, Basílio Rommel Almeida Fechine
     

  9. PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSCIA MELHORA ASPECTOS DA DEPRESSÃO E APTIDÃO FÍSICA DE DEPENDENTES QUÍMICOS - Marciel José da Silva, Péricles Soares Bernardes, Amanda Rodrigues Borges, Viviane Soares
     

  10. EXERCÍCIO FÍSICO E AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE UM IDOSO COM PARKINSON - Lucas Messias Pinto Araújo, Ana Patrícia Guimarães Rodrigues
     

  11. MOTIVOS DE ADERÊNCIA DAS IDOSAS INCONTINENTES APÓS FOLLOW-UP DE 24 MESES DE TREINAMENTO MUSCULA - Giovana Zarpellon Mazo, Eduardo Capeletto, Keyla Mara dos Santos, Franciele da Silva Pereira, Enaiane Cristina Menezes,Janeisa Franck Virtuoso
     

  12. ASSOCIAÇÃO DOS GENÓTIPOS DA ACTN3 AOS INDICADORES DE DESEMPENHO EM ATLETAS JUVENIS DA NATAÇÃO BRASILEIRA ESPECIALISTAS EM CURTAS DISTÂNCIAS - Severino Leão de Albuquerque Neto, Gislane Ferreira de Melo, Glauber Castelo Branco Silva, Thiago dos Santos Rosa, Sandro Soares de Almeida, Marcos Antônio Pereira dos Santos, Alexandre Sérgio Silva
     

  13. OS EFEITOS DO PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS START SOBRE OS NÍVEIS DE APTIDÃO FÍSICA PARA A SAÚDE EM ESCOLARES ADOLESCENTES COM INDICADORES DE RISCO A SAÚDE - ALBUQUERQUE, Monique Cunha, COSTA, Bruno Rafael Carvalho, MAFRA, Ewerton Rodrigues SANTOS, Jhon Bruce Martins, SILVA, Shelry Santos
     

  14. DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO CRUZADA DE EQUAÇÕES PREDITIVAS DE MASSA LIVRE DE GORDURA POR BIOIMPEDANCIOMETRIA, PARA HOMENS BRASILEIROS DE 20 A 59 ANOS DE IDADE - Roberto Fernandes da Costa*, Kalina Veruska da Silva Bezerra Masset, Elys Costa de Sousa, Breno Guilherme de Araújo Tinoco Cabral, Paulo Moreira Silva Dantas  
     

  15. NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA QUE REALIZARAM TREINAMENTO COMBINADO - Rafael dos Santos Coelho, Andréa Dias Reis
     

**A ordem apresentada para os trabalhos escolhidos não se trata de uma classificação, tem função de organização. Os trabalhos foram corrigidos de maneira duplo cega, por pelo menos três avaliadores, os responsáveis pela submissão dos trabalhos devem entrar em contato com a comissão cientifica através do email: ccdefplp.trabalhosuece.2018@gmail.com

Locais e Horários de Apresentação dos Trabalhos

Realização

© 17º Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Países Envolvidos
Parceiros
LOGO_IMPULSIONA_90px_fundo-transparente.
NOVA_LOGO_VISITE_CEARÁ.jpg
Logo Participar - Geral.png
Logo_Allcare.png
Portugal